RSS

Cadu Amaral, um militante na blogosfera

01 jul

Cadu Amaral é meu colega de faculdade, pagamos algumas matérias juntos no curso de jornalismo e, assim como eu, ele é um “desperiorizado”. Cadu é blogueiro com publicações em vários portais e tem despontado no cenário da blogosfera política nacional há algum tempo.

Quem lê seus artigos, por vezes ácido, dificilmente acredita que Cadu seja alguém tão agradável e sempre disposto a contribuir com os colegas.

Amanhã, o Conversa com Blogueiro, da rádio CBN Maceió, receberá Cadu Amaral para um bate-papo sobre o Blog do Cadu Amaral (veja aqui!), às 11h, sob a condução de Carlos Miranda. Voltando aos perfis dos blogueiros que são recebidos pela CBN Maceió, o Palavras ao Vento apresenta-lhes Cadu Amaral por ele mesmo.

Blog do Cadu Amaral

Blog do Cadu Amaral

Palavras ao Vento: Quem é Cadu Amaral? Fale de suas formações e opção pelo jornalismo.

Cadu Amaral: Sou um militante político. Há mais de uma década que atuo na defesa dos direitos democráticos e dos trabalhadores. Fiz Ciências Sociais na UFAL, mas não me formei. Quando acabou a gestão que participei na UNE, resolvi fazer Jornalismo. Além do fato de poder contar histórias da vida real, a mídia é o grande palco dos embates ideológicos políticos.

PaV: Como você vê o jornalismo em Alagoas atualmente?

C.A.: Como em todo o país falta pluralidade. Aqui temos concentração dos meios de comunicação e com o agravante de todos os donos atuarem diretamente na política. O que não significa dizer que não há excelentes jornalistas atuando no estado. Ao contrário, temos excelentes nomes que fazem um bom jornalismo aqui, independente de suas concepções de sociedade.

PaV: Como nasceu o blog do Cadu? Há quanto tempo existe e como se deu seu sucesso em nível nacional? Onde mais o blog é publicado, além da plataforma blogger?

C.A.: Quando estava no DCE da UFAL planejava o fim de minha militância no movimento estudantil. Por estar acostumado a expor minhas ideias, comecei a sentir uma espécie de banzo o Blog era (e é) meu espaço pra continuar a fazer isso. Comecei com ele em 2007. Ele é replicado nos portais Tribuna Hoje, Tribuna do Agreste, Correio de Alagoas, Alagoas News e o portal nacional Brasil 24/7. A partir da eleição de 2010, o blog começou a ter mais acessos e especialmente de pessoas fora de Alagoas. As redes sociais foram fundamentais para isso.

PaV: O que te motivou a desbravar a internet como blogueiro?

C.A.: Foi para me manter debatendo e expondo minhas ideias. Além de ser a mídia o grande palco de debates, especialmente na internet, onde há condições mais igualitárias para disputar opinião com a “grande imprensa”.

PaV: Como você vê o espaço que inicialmente tinha a conotação de diário particular (blog) e que hoje é tomado por profissionais da imprensa? Vê como emancipação do jornalista? Independência, enfim?

C.A.: Acho que dá ao jornalista a liberdade de se livrar do produto da imparcialidade. Em blogs, geralmente, há ali uma carga opinativa grande, mesmo que se tenham conteúdos com bastante informação.

PaV: Com uma câmera na mão qualquer um pode ser jornalista?

C.A.: De forma curta: sim. Antes de existirem os cursos de Jornalismo, já havia jornalistas. Mas com a dinâmica da circulação de informação que temos hoje, a formação acadêmica é fundamental. É ela que vai te dizer se você leva jeito ou não para a coisa e em que área você tem mais afinidade. Tem gente que começa o curso querendo tevê e se descobre um fotojornalista ou webjornalista, por exemplo.

PaV: Qual a importância do jornalista para a internet? E da internet para o jornalista?

C.A.: O jornalista dá a apuração ao que circula na rede. Na internet há várias coisas espalhadas como virais que não são verdade, principalmente depois das redes sociais. E ela, a internet, obriga o jornalista a apurar bem, pois senão ele será desmentido em questão de minutos.

PaV: Como o blog influencia os leitores? Acha que influencia?

C.A.: Acho que mostra outra perspectiva em relação à mídia corporativa. Ajudando a refletir sobre o que se vê ou lê por aí.

PaV: O que o inspira a escrever?

C.A.: Peço para parafrasear Che Guevara: “sem medo de parecer ridículo, a busca por uma sociedade melhor, igualitária”.

PaV: Como classifica um assunto em relevante ou não para ser publicado no blog?

C.A.: Costumo sempre escrever um texto por dia (ultimamente tenho escrito a cada dois, três dias por causa de outros afazeres), geralmente sobre o tema mais discutido no momento ou mesmo coisas que presencio. Mas sempre em torno de temas políticos e da comunicação.

PaV: O que você pretende com seu blog?

C.A.: Difícil dizer. Nunca esperei sequer ver textos que escrevo em portais. Espero que consiga cumprir pelo menos o papel de ser um espaço de mídia alternativa. Não somente como plataforma, mas no conteúdo também.

PaV: Deixe um recado aos leitores e aos possíveis leitores do seu blog. E outro para os blogueiros e pessoas que pretendem aventurar-se nos blogs.

C.A.: O recado que deixo para os leitores atuais e futuros é que nem tudo é o que parece. Não existe imparcialidade na imprensa, noticiosa ou não. Isso é conversa para vender jornal ou dar audiência para telejornais ou em rádios. Para os blogueiros digo que não se apeguem ao mito da imparcialidade, contem o mundo que os cerca como vocês os veem.

PaV: Podemos esperar por novidades no blog do Cadu?

C.A.: Penso em convergir mídias no Blog e torná-lo um espaço onde mais pessoas exponham suas ideias, mas não tenho uma previsão de quando começaria. Espero que em breve.

Não percam!! Amanhã (02), às 11h, na rádio CBN Maceió, FM 104,5, com Carlos Miranda, a entrevista com Cadu Amaral.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 01/07/2013 em Blogs na CBN Maceió

 

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: