RSS

Meus trinta anos…

02 fev

Impossível conseguir compilar em poucas linhas os momentos mais felizes, tristes, gratificantes e frustrantes de toda uma vida, principalmente quando já se passaram 30 anos…

Nasci em “dois do dois de oitenta e dois” – filha de Yemanjá –, o sincretismo religioso sempre pautou a minha vida que, pelos livros, estudos e experiências ao longo dos anos, passou por muitas provações, até que hoje, simplesmente, opto por acreditar em tudo e em nada, questionar e escolher o que aceitar é uma forma muito mais plena de manter a mente sã.

Durante todos esses anos muitas pessoas passaram por mim, entraram, saíram e até permaneceram em minha vida. Confesso não ser muito dada a cuidados e atenções, acredito piamente que o amigo verdadeiro estará lá sempre, seja para rir junto, chorar junto, me bronquear, ou me deixar quieta.

Poucas coisas me tiram do sério e são capazes de acabar com uma amizade a quem decidi devotar meu mais sincero respeito e minha mais completa ternura. Para mim, amigo é mesmo “coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”, e não é só para deixá-lo lá, adormecido, fazendo número, mas para quem eu estarei sempre à disposição, ainda que tenha plena consciência de que a recíproca não é verdadeira (afinal, minha amizade é doada e não trocada).

Injustiça, opressão, fome, marginalização, inveja, fofoca, esperteza, traição são coisas que me revoltam, sendo que me tornam muito mais enraivecida quando cometidas contra outrem. Quando sou eu a ofendida nem sempre tomo como ofensa, e na maioria das vezes o tempo apaga qualquer mágoa.

Não sou perfeita, nunca fui, sou até bem mimada, mas muito menos do que imaginam. Desde pequena sempre quis trabalhar, e desde meu segundo ano de Direito trabalho. Ócio nunca fez parte da minha rotina, nem nos momentos de incertezas profissionais.

Venho de família muito unida, feliz e de preceitos fortemente definidos pela ética, coerência e bondade, fui bem criada. Por isso, meus erros devem ser atribuídos apenas a mim, e não àqueles que tão generosamente se dedicaram a formar meu caráter.

Este – meu caráter – que não foi apenas formado por uma cartilha desenvolvida por pais, professores, irmãos, tios, padrinhos, primos, amigos, patrões e colegas, mas também, e principalmente, pela vida.

Conviver com perdas sempre foi natural na minha vida. Perdi minha melhor amiga aos 11 anos, e por ela até hoje procuro dar o meu melhor, afinal, se é difícil viver por si só, imagina tentar manter a promessa de viver por você e por outro, não é muito fácil. Mas… posso ficar feliz por duas, sorrir por duas e dar e receber amor por duas, é sempre muito gratificante.

Hoje completo trinta anos de idade, e isso já me incomodou, não espero enfrentar uma crise, mas colher os frutos daquilo que tenho plantado por todos esses anos. Agradeço a todos que contribuíram para que hoje eu fosse quem eu sou, com meus defeitos e algumas qualidades.

Agradeço ao meu pai, a paixão pela leitura; à minha mãe, a retidão de caráter; ao meu irmão Gustavo, a cumplicidade; ao meu irmão Geraldo, a amizade; aos meus tios, o valor de ter vários pais; aos meus primos, o de ter vários irmãos; aos meus amigos, a fé e a confiança e; aos que se foram, os ensinamentos arraigados em meu ser.

“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi…”

 
8 Comentários

Publicado por em 02/02/2012 em Variedade

 

8 Respostas para “Meus trinta anos…

  1. Ariella Belo

    02/02/2012 at 8:21

    Eu já sabia que o aniversário era seu, mas o presente era nosso (dos que te amam)!

     
  2. josemarques07

    02/02/2012 at 9:25

    Desejar toda felicidade do mundo pra você, minha amiga, é pouco!

    Que nesse dia especial para todos nós, você possa refletir, como já o fez, e curtir tudo o que já fez… Nada como lembrar dos velhos tempos….

    Curtindo as velhas emoções, sejam elas alegres ou tristes, nos preparamos melhor pro futuro promissor e feliz!

    Que Deus continue sempre mais lhe abençoando e guiando seus passos no caminho do bem, do amor e da amizade!

    Feliz por poder compartilhar esse dia especial contigo, minha amiga!

    Feliz aniversário!

     
  3. @laurinha_sp

    02/02/2012 at 10:28

    Emocionante!
    Lindo de se ler!!!
    Parabéns Can!
    Muita saúde e que nunca lhe faltem “palavras”…..
    Com apreço,
    Laurinha

     
  4. Manuella Neves

    02/02/2012 at 11:14

    Esse foi emocionante!

     
  5. Gislaine

    02/02/2012 at 12:07

    Simplesmente lindo! Deus te abençoe em mais esta fase que será mais emocionante e linda q a anterior. Feliz aniversário! Te adoro demais e desejo de tudo o melhor q esta vida maravilhosa pode nos conceder. Enjoy your life! Parabéns!

     
  6. Walnísia Sarmento

    02/02/2012 at 15:24

    L.I.N.D.O.!!!! Sem mais…

     
  7. Vera Calvão

    02/02/2012 at 18:04

    O que dizer depois de um texto tão lindo? Difícil né, mas posso copiar alguém que admiro demais por ser simplesmente Candice, então, só posso dizer: “Você é o meu orgulho!!!”. Parabéns e que Deus te cause mil vezes mais sorrisos que os sorrisos que você nos causa! Mil beijinhos meus e do seu gordo fofo Elefantinho Yuri

     
  8. Daniela Cerullo

    02/02/2012 at 21:50

    Candice, primeiramente, parabéns, pelo aniversário e pelo texto! Ainda não lhe conheço pessoalmente, mas gostaria de que me desse a liberdade de pedir um coisa: permissão para publicar esse texto no meu blog, cujo mote é exatamente essa idade (ele foi criado quando eu completei 30 anos e, para você ter um ideia, o título é “E se Balzac batesse em sua porta?”). Procuro, sempre que encontro brecha, publicar coisas relacionadas aos sentimentos das pessoas que entram na terceira década da vida e gostaria de guardar seu texto como mais um dos meus exemplos, se você permitir, é óbvio! Se quiser, pode dar uma olhada lá (www.danicer.blogspot.com). Seria um prazer, seu texto é muito lindo e eu darei os créditos devidos, como sempre faço. Independente de qualquer coisa, seja bem vida aos 30 e, principalmente, seja feliz!

     

Comente:

 
